Assembleia na AGCO, em Canoas (RS), mobiliza metalúrgicos para campanha salarial
Presente na assembleia, novo presidente da CNM/CUT fortalece luta da categoria
Publicado: 16 Maio, 2023 - 17h51 | Última modificação: 16 Maio, 2023 - 17h59
Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC)
“A única maneira de garantirmos que a empresa nos ouça é neste momento, demonstrando nossa força e nossa luta juntos”, assim começou a fala do diretor sindical André Battistello, na assembleia realizada na manhã desta terça-feira (16), em frente à AGCO, em Canoas (RS). A parada na empresa integra as ações do Sindicato que estão sendo realizadas nas últimas semanas, como parte da Campanha Salarial deste ano. Para esta quarta-feira (17), está prevista a primeira rodada de negociações com o Patronal.
“É importante que a gente olhe para o que tem acontecido ao nosso redor e, por isso, estamos conversando com diversas pessoas do país para discutir o futuro do nosso setor”, destacou o presidente recém empossado da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Loricardo de Oliveira, que durante sua fala apresentou um breve panorama da realidade do Brasil e de estratégias que deverão ser tomadas a partir de agora.
“A indústria brasileira hoje faz parte de 10% do PIB. O PIB é o Produto Interno Bruto, que faz o país crescer, que faz com que o país fique mais rico, mas para ter riqueza é preciso distribuir a renda para quem trabalha. Por isso, o Sindicato é fundamental nessa história de distribuição de renda, porque é o movimento sindical que garante uma discussão coletiva sobre os direitos, e é desta forma que conseguimos garantir igualdade nas conquistas da categoria“, explicou.
“Nós já sabíamos que o Patronal não está disposto a discutir as cláusulas sociais neste ano, mas mesmo assim estamos nos desafiando e levando a pauta completa para a mesa de negociações”.
Todos os pontos que serão discutidos na Campanha Salarial deste ano podem ser conferidos aqui.
Negociações e pautas específicas da AGCO também foram assunto da assembleia
O vice-presidente do Sindicato e diretor sindical da AGCO, Silvio Bica, repassou as negociações que estão em andamento na empresa. “Desde que fomos avisados sobre todos os acontecimentos relacionados ao refeitório, o Sindicato tem conduzido as negociações e cobrado melhorias da empresa. Além disso, estamos em andamento com as negociações do PROPAR, onde já foram decididos os indicadores e agora será discutido o teto.”