MENU

Diretoria do Sindmetau toma posse para mandato 2021-2025 nesta quinta-feira (18)

“Nesses quatro anos, fizemos o trabalho de quatro décadas. O Sindicato estava devastado", declarou Claudião, reeleito presidente

Publicado: 17 Novembro, 2021 - 18h54 | Última modificação: 17 Novembro, 2021 - 19h12

Escrito por: Sindmetau

Sindmetau
notice

A diretoria eleita do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) toma posse nesta quinta-feira (18) para o mandato 2021-2025. A cerimônia está marcada para 18h30 na sede da entidade.

Por conta dos cuidados com a pandemia, a solenidade será realizada de forma híbrida. A diretoria e autoridades estarão presencialmente no auditório do Sindicato. Convidados e o público poderão acompanhar a posse por meio da transmissão nas redes sociais do Sindmetau.

A diretoria eleita é liderada pelo atual presidente do Sindicato, Claudio Batista, o Claudião, que segue a frente da entidade pelos próximos quatro anos. Ele destaca que a reconstrução do Sindicato e da unidade da categoria foram marcas do primeiro mandato.

“Nesses quatro anos, fizemos o trabalho de quatro décadas. O Sindicato estava devastado tanto no aspecto político e democrático quanto no de alianças. Refazer todas essas questões exigiu uma energia imensa”, declarou Claudião.

Na opinião de Claudião, o Sindmetau conseguiu retomar o protagonismo junto às entidades representativas no Vale do Paraíba. “Uma referência que o Sindicato de Taubaté sempre teve e que conseguimos retomá-la. Com isso, pudemos articular com todos os sindicatos da CUT e de outras centrais a participação em mobilizações e na luta na defesa do emprego e da renda dos trabalhadores.”

Claudião disse ainda que o resgate da visão do trabalhador em relação ao sindicato foi essencial para a atuação da direção. “Conseguir restabelecer uma imagem positiva para os trabalhadores, mostrando como um sindicato deve atuar, foi fundamental na defesa do emprego e da renda.”

Para ele, a união e apoio dos metalúrgicos e metalúrgicas foi essencial para o Sindmetau firmar acordos estratégicos, com o objetivo de proteger os empregos e renda dos trabalhadores, mesmo em momentos difíceis como na pandemia.

“Esses acordos deram proteção a todos os trabalhadores. Um dos destaques foi o articulado entre os quatro sindicatos que representam os trabalhadores na Volkswagen (VW). Conseguimos 5 anos de estabilidade para todos, além dos investimentos, o que significou a manutenção da unidade da VW em Taubaté.”

Ataque aos direitos trabalhistas

Claudião lembrou ainda que os trabalhadores e o sindicatos enfrentam um momento de intenso ataque, um movimento que se iniciou as reformas Trabalhista e da Previdência. O presidente apontou que neste período a dedicação de toda diretoria do Sindicato foi decisiva.

“Sinto muito orgulho de integrar um grupo coeso, democrático, negociador e articulador, que está no comando do Sindicato, principalmente quando a entidade mais precisou.” O presidente do Sindmetau destacou também a participação dos trabalhadores e trabalhadoras.

“Nos piores momentos tivemos o apoio e o envolvimento da categoria, que participou efetivamente da luta, contribuindo para a reconstrução do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté.”

Sindmetau

O Sindmetau é um sindicato com 62 anos de história e luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. A entidade está à frente de aproximadamente 11 mil metalúrgicos e metalúrgicas nos municípios: Taubaté, Tremembé, Caraguatatuba, Ubatuba, São Luís do Paraitinga, Redenção da Serra, Lagoinha, Natividade da Serra, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.

Diretoria Eleita

A direção eleita é formada por 53 diretores. A direção executiva é composta por:

- Cláudio Batista da Silva Júnior (Claudião) – presidente;

- Fabiano Uchoas, vice-presidente;

- Aldrey Allan Candido (Piu), secretário-geral;

- Odair Viriato, secretário-geral adjunto;

- Juarez Ribeiro, secretário de Administração e Finanças;

- Celso Ricardo dos Santos (Celsinho), secretário de Administração e Finanças adjunto;

- Arnaldo César Cabral, secretário de Organização;

- Raimundo Dias Pires (Baiano), secretário de Organização adjunto;

- Edenilson Andrade de Abreu (Liu), secretário de Formação.

Eleições

As eleições no sindicato foram realizadas nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro deste ano, pela internet. A Chapa 1 “Trabalho, Luta e Conquistas” foi eleita com 93% dos votos. A eleição virtual foi para garantir a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras sem meio a pandemia, evitando aglomerações.

A chapa 1 foi a única inscrita para a eleição da gestão 2021-2025, o que demonstrou a unidade da categoria construída pela atual diretoria. Foi a primeira vez que isso ocorreu desde que o Sindmetau se filiou à CUT (Central Única dos Trabalhadores), em 1996.

Perfil

Formado em administração de empresas e em comércio exterior pela Unip e em economia sindical pela Unicamp, Claudião é pós-graduado em comunicação e marketing político pela Unitau.

Foi ativista estudantil, tendo atuado na UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e na UNE (União Nacional dos Estudantes), além de presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unip.

Claudião já foi secretário-geral do Sindmetau e coordenador da CUT Vale do Paraíba. Participou da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) por quatro mandatos.