MENU

Em Sorocaba (SP), metalúrgicos realizam 1º Fórum de Saúde

Loricardo de Oliveira, presidente da CNM/CUT, representou a entidade no primeiro dia do evento

Publicado: 09 Novembro, 2023 - 10h16 | Última modificação: 09 Novembro, 2023 - 10h22

Escrito por: FEM/CUT-SP | Editado por: Redação CNM/CUT

notice

O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), Erick Silva, representou a entidade na abertura do 1º Fórum de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), nesta terça-feira, 7. O evento, que tem como tema “Por uma CIPAA consciente e responsável”, foi uma importante oportunidade para as discussões sobre o papel das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Assédio.

Erick destacou a importância do trabalho das CIPAs e das Convenções Coletivas de Trabalho para proteger a categoria. “Em alguns casos, sem a Convenção, a empresa demite o trabalhador lesionado que vai acabar fazendo outra função se tiver condições físicas para isso. Por isso, tivemos a bandeira de resistência para evitar mais retrocessos e estamos num processo de reconstrução”.

Ele também falou da importância do evento realizado pelo Sindicato. “Parabenizo o SMetal por essa iniciativa fundamental para toda a categoria metalúrgica. Ampliar as discussões em torno da saúde e da segurança dos trabalhadores e fortalecer a atuação das CIPAs no local de trabalho é nosso compromisso diário e um direito essencial na vida dos metalúrgicos e metalúrgicas”, enfatiza Erick Silva. 

O evento contou ainda com a presença do presidente do SMetal, Leandro Soares, do vice-presidente da entidade, Valdeci Henrique da Silva, de Pedro Tourinho, presidente do Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho); Loricardo de Oliveira, presidente da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) e representante da CUT na bancada dos trabalhadores na CTTP (Comissão Tripartite Paritária Permanente); e Luciana Barreto, assessora especial da CTTP da nova NR5 (Norma Regulamentadora nº5).