MENU

Metalúrgicos de Sorocaba participam de anúncio de investimento da Toyota

Para o presidente do Sindicato, nova política industrial do governo federal é fundamental para fortalecimento do setor e entidade continua negociações para gerar emprego na região

Publicado: 05 Março, 2024 - 17h10 | Última modificação: 05 Março, 2024 - 17h17

Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba

Érica Aragão/Imprensa SMetal
notice
O presidente do SMetal, Leandro Soares, e o secretário-geral da entidade, Silvio Ferreira

Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) participaram, na tarde desta terça-feira, 5, de um anúncio realizado pela Toyota, montadora de carros japonesa, de um investimento de R$11 bilhões, com previsão de lançamento de novos modelos de automóveis. 

Com as obras previstas para começar ainda em abril deste ano, o investimento pode gerar cerca de 10 mil vagas de trabalho até 2030, entre empregos diretos e indiretos, sendo o maior plano de investimento da empresa no Brasil.

A planta da empresa em Sorocaba deve passar a fazer montagem de baterias e, em Porto Feliz, a empresa passará a produzir o motor híbrido. 

A empresa destaca que o objetivo é promover a descarbonização, através de novas tecnologias de eletrificação, considerando que exporta carros para 22 países.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, explica que esse é o resultado de anos de relação entre o sindicato com a empresa. 

“E isso também só foi possível graças ao esforço do Governo federal que, através de uma nova política industrial, fez com que isso fosse possível. E novamente afirmamos o compromisso que temos com a categoria metalúrgica, e com todos os trabalhadores, e dizer que o sindicato cada vez mais estará preparado e disposto a negociar, não só com a Toyota, mas com todas as empresas, buscando investimentos para gerar emprego na região”, destaca.

O secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira (Silvinho), destaca que após esse investimento, a Toyota deve dobrar sua capacidade na produção pioneira do híbrido-Flex.

“Enquanto sindicato de trabalhadores acreditamos também na produção do híbrido-flex, até por conta da cadeia produtiva do etanol. Esse crescimento demonstra uma confiança na política e negociações que fazemos localmente, que os acordos são sempre honrados e respeitados do início ao final. Há muito tempo negociamos investimentos, fizemos várias viagens ao Japão, demonstrando que nós éramos uma cidade confiável. O sindicato continuará atento a todas as movimentações, sempre buscando fortalecer esse movimento junto aos trabalhadores, demonstrando a importância de termos empresas sólidas na cidade, investimentos concretos, fortalecendo a cadeia produtiva, inclusive trazendo as sistemistas”, ressalta.

Para Silvio, é importante ressaltar que esse anúncio hoje mostra que “o compromisso firmado com os trabalhadores  nas eleições sindicais em 2021, de ter um sindicato forte, atuante e em busca constante na geração de emprego, renda e investimentos na região, continua sendo nossa missão”. 

Brasil no mercado mundial

Participaram do anúncio o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, o Prefeito de Porto Feliz, Cássio Habice Prado e representante Embaixada e consulado do Japão no Brasil, além de Deputados Federais e estaduais.

O CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Rafael Chang, afirmou no evento que esse investimento marca um novo capítulo da história da empresa no Brasil.

“Desde sempre acreditamos no Brasil e nos brasileiros e, por isso, decidimos construir aqui uma importante base industrial, para atendimento do mercado local e regional. Nesse sentido, gostaria de ressaltar a importante decisão do Governo Federal em lançar políticas como a Nova Indústria Brasil e Mover, que trazem valiosas diretrizes para efetivar a industrialização verde no nosso país. Agradeço também a importante liderança e nosso parceiro, Leandro Soares, à frente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, que trabalhou de forma incansável para realizar o grande sonho de duplicar as instalações produtivas na planta de Sorocaba”, disse Rafael. 

Já o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, citou a Encíclica “Populorum Progressio” , do Papa Paulo XI, que diz que o desenvolvimento é o novo nome da paz. “Paz verdadeira, que gera oportunidade, emprego, melhora a vida das pessoas”, completou.

“A Toyota é a maior montadora de automóveis do mundo e campeã da eletrificação. A liberação de crédito é fundamental para garantir novos investimentos e isso vai se resolver lá na frente, porque com a  reforma tributária, acaba a cumulatividade de crédito e vai desonerar totalmente investimento e exportação. Nós tivemos quase 100 bilhões de dólares de superávit comercial e, neste contexto, foi lançada a Nova Indústria Brasil. Vamos fazer um grande trabalho na América Latina para conquistar mais mercado. O mundo é globalizado, mas o comércio é intra-regional “, afirmou o Ministro.

Silvio lembra que está questão da liberação do crédito também foi pauta do sindicato. 

Negociações com a Toyota

Desde a inauguração da montadora em Sorocaba, o SMetal tem mantido diálogo permanente com a Toyota. Reajustes salariais e Programa de Participação nos Resultados (PPR) são algumas das negociações realizadas, garantindo a ampliação de direitos e benefícios para a categoria metalúrgica.

Em julho de 2019, o SMetal entregou um requerimento ao CEO da Toyota da América Latina e Caribe solicitando a implantação da plataforma global da empresa (TNGA) que permite a fabricação de diversos veículo da montadora.

Em 2021, um novo horário de jornada para implantação do terceiro turno, com a contratação de 450 novos trabalhadores foi conquistado através da negociação do SMetal.

Além disso, a fábrica contribui com as campanhas sociais do SMetal, como o Natal Sem Fome e a Campanha do Agasalho, unindo forças para combater a desigualdade social na região de Sorocaba.