Nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas toma posse

Foram empossados 82 diretores eleitos. Evento destacou a importância de 90 anos de atuação da entidade no Amazonas

Publicado: 30 Janeiro, 2024 - 12h13 | Última modificação: 30 Janeiro, 2024 - 12h23

Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas

Divulgação / SindMetal-AM

Em uma cerimônia realizada no dia 23 de janeiro, o Sindicato dos Metalúrgicos das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Eletroeletrônicas, Informática, Materiais e Componentes Elétricos, Eletrônicos, Motocicletas, Veículos da Construção Naval e Atividades Similares do Polo Industrial de Manaus (AM) renovou seu compromisso inabalável com os direitos dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus ao celebrar a posse da nova diretoria da entidade para o quadriênio 2024/2028.

O evento contou com a participação de autoridades e representantes de diferentes setores da indústria que prestigiaram os eleitos: Francinete Lima, Superintendente do Trabalho e Emprego no Amazonas; Alciomar Mota, Vice-presidente do Sindicato Naval; Matheus San Martin, representando a era sindical no Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgicas e Elétricas de Material Elétrico; e Kátia Cheve, Vice-presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT). A participação dessas autoridades, representando diversos setores da indústria, fortalece os laços entre as entidades e destaca a importância do sindicato na defesa dos trabalhadores.

A nova diretoria, liderada pelo presidente reeleito Valdemir de Souza Santana, reafirma seu compromisso com a categoria, prometendo alcançar metas para impulsionar avanços significativos nos próximos quatro anos. Durante seu discurso, o presidente Santana destacou a projeção do programa de cursos gratuitos, “Capacita Amazonas”, expressando a intenção de ampliar essas ações para garantir aos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus acesso a oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional.

Divulgação / SindMetal-AMDivulgação / SindMetal-AM

A cerimônia também foi palco da eleição de 82 novos diretores que, em um juramento diante da sociedade, consolidaram o compromisso de continuar a defesa incansável dos direitos dos trabalhadores. A nova diretoria executiva assume a liderança com os seguintes membros: Presidente: Valdemir de Souza Santana; Secretária Geral: Dulce Rodrigues Sena; 1ª Secretária Geral: Catiana Camilo Cordovil; Secretário de Finanças: Cid Garcia Thome; 2º Secretário de Finanças: Reinaldo Guimarães Lobato; Secretário de Administração: Marcilom Silva de Souza; Secretário de Imprensa e Comunicação: Sidney Malaquias dos Santos; Secretário de Políticas Sociais: Luiz Carlos de Freitas; Secretário de Políticas Intersindicais: Afrânio Barão Gomes; Secretário de Formação Sindical: Mauro da Cruz Fonseca Junior; Secretário de Esporte e Lazer: Edilon Melo de Queiroz; Secretário de Saúde: Raimundo Sidney Silva de Oliveira; Secretária da Mulher: Maria José Pereira Rocha.

A importância do sindicato no Amazonas vai além dos limites do Polo Industrial de Manaus, influenciando positivamente a economia local, as condições de trabalho e a representatividade da classe trabalhadora. Ao longo de nove décadas, o sindicato tem sido um agente ativo na promoção de mudanças e na busca por condições laborais dignas.

Parabenizamos a nova diretoria executiva, aos membros do conselho fiscal e aos diretores de base por este compromisso renovado com a causa, reforçando o papel essencial do sindicato na defesa dos direitos trabalhistas. Juntos, fortalecidos pelo apoio de autoridades, representantes de diversos setores e agora com 90 anos de história, seguirão em busca de um futuro mais justo e próspero para a categoria metalúrgica e para toda a sociedade amazonense.